terça-feira, 23 de agosto de 2011

Quando você quer, você pode!

A história de William Kamkwamba, de Malaui - África. Aos 14 anos, William construiu sozinho e com materiais que encontrou em sua própria casa, um moinho de vento para gerar energia elétrica para sua família! Esta história já é conhecida há algum tempo, mas é sempre bom relembrar.

MOVING WINDMILL

No TEDTalksDirector
Saiba mais sobre o TED.

Em 2009, a equipe da Revista GALILEU entrevistou William, vejam nesse LINK.

Abaixo, alguns trechos da entrevista:

"Conversamos com William Kamkwamba, o menino africano que construiu um moinho com lixo e dois livros de física.

RICARDO SANTOS // FOTO: TOM RIELLY
* Conte-me um pouco sobre você, William. Quando você nasceu, onde foi, como é sua família?
Nasci em 5 de agosto de 1987 em Dowa, no Malauí. Moro com seis irmãs, meu pai e minha mãe. Em uma família de garotas, você pode imaginar os problemas por que passei. Na escola, os garotos sempre implicavam comigo porque eu não tinha um irmão mais velho que me protegesse. De qualquer jeito, sobrevivi.
* Como é sua vida na vila onde mora, como são as condições de água, eletricidade...?
Moro na vila de Wimbe. É um lugar pequeno com uma grande estrada empoeirada e algumas lojas. Chamamos de Centro de Comércio. Há o barbeiro, o soldador, vários armazéns que vendem roupas e uma loja Farmer’s World, onde meu pai compra milho para plantar e fertilizante. Seguindo essa estrada, há a minha vizinhança, Masitala. A cidade grande mais próxima é Kasungu, com muitos habitantes, um grande supermercado e várias lojas. Para chegar até lá, tem que ir de carona, espremido por uma hora na caçamba de um caminhão. Só 2% da população rural do Malauí tem eletricidade e isso é um grande problema. E antes de eu conseguir perfurar um poço e providenciar água limpa para minha família, não havia água corrente por quase 100 km".



Fonte: Site da Revista Galileu

Fica o alerta para nós! Quando queremos de verdade, nós podemos! Não é só jargão popular, na prática, é só colocarmos nossos esforços naquilo que realmente desejamos! William é um exemplo para todos!

2 comentários: