quinta-feira, 15 de março de 2012

Ian Somerhalder trabalha por mudanças no Meio Ambiente por meio de sua Fundação

Olá Pessoal! 

Agora há pouco o suporte húngaro da ISF, @ISF_HungarIAN (Suzan), twittou esta entrevista que o Ian concedeu ao Mother Nature Network. Abaixo, nós traduzimos livremente para o português e estamos dividindo com vocês! 

Agradecemos a Suzan pela informação, e aproveitamos para dizer que a matéria não nos pertence, nós apenas a trazudimos para que os apoiadores de São Paulo e do Brasil pudessem lê-la. 

Os créditos da reportagem em inglês vão para Mother Nature Network e para a Laura Moss que a assina, assim como o nosso agradecimento por terem permitido a nossa tradução e publicação.Thank you, Mother Nature Network!

Ok, leiam e divulguem!
 ____

Ian Somerhalder trabalha por mudanças no Meio Ambiente por meio de sua Fundação

O ator de "The Vampires Diaries" fala ao MNN sobre sua paixão pelo Planeta e como a juventude está liderando a mudança global.

Por Laura Moss (traduzido livremente por @ISF_SP)

Ainda que Ian Somerhalder seja melhor conhecido por morder pescoços e despedaçar corações com Damon Salvatore na série hit "The Vampire Diaries", sua grande paixão é o Planeta. Após testemunhar o devastador derramamento de óleo no Golfo do México em 2010, ele 'lançou' a Ian Somerhalder Foundation (ISF) em dezembro de 2010 para criar consciência sobre questões ambientais, angariar fundos e mobilizar pessoas a agir.

Hoje, a organização está envolvida em campanhas em todo o mundo com foco em tudo, de poluição à crueldade contra animais. MNN falou com Ian sobre seu trabalho ambiental, como ele é do "verde" no set de "The Vampire Diaries" e como você pode se envolver com sua Fundação.

MNN: O que inspirou você a começar a ISF?
IAN: O que não me inspirou a criar a ISF, é mais algo assim! Eu sempre entendi a natureza da interconexão entre todas as  coisas viventes.  Crescendo numa área rural como Louisiana, eu tive a a sorte de experimentar a magnitude da natureza em primeira mão. Eu formei sólidas e significativas relações com ambas, as grandiosas demonstrações de vida bem como as mais preciosas e pequenas.

Enquanto isso continuava fazendo parte das minhas crenças e estilo de vida, o grande ponto de virada para mim foi o vazamento de óleo no Golfo. Assistir a pequena parte da Terra que eu chamo de casa sucumbir em larga escala, com devastação causada pelas mãos do homem, me inspirou a usar a minha voz para uma imediata mudança global. Antes que eu pudesse imaginar, minha voz se juntou ao eco de vozes de uma família que eram igualmente tão apaixonados e enfaticamente determinados a curar, proteger e honrar o planeta e todas as suas criaturas. Estas vozes fortalecidas são a Família ISF.


MNN: Quais são alguns dos grandes desafios que o planete enfrenta atualmente?
IAN: Cada um de nós poderia facilmente listar um milhão de desafios enfrentados pelo planeta, mas na ISF nós acreditamos que uma fundamental compreensão tem a capacidade de catalizar infinitas possibilidades. E é o entedimento de que nós não nos separamos da natureza. A Natureza é um ser interdependente que se expressa através de nós. Quando jovens crianças pensam sobre poluição do ar, elas tender a pensar que é "algo lá". Não é. É "algo" em nós, "aqui". Quando despejamos lixo tóxico em nossos rios, é essencialmente despejar lixo em nossa corrente sanguínea. Quando devastamos as florestas, estamos literalmente desmatando nossos próprios pulmões. Nada do que fazemos é realmente "à parte" de nós. Imagine um mundo onde jovens são criados com esse entendimento.

MNN: Que papel a juventude tem na ISF?
IAN: A ISF aborda questões ambientais com o único grande recurso global sub-utilizado: a juventude. Nossos jovens são mais inteligentes, mais criativos e absorvem grandes conceitos muito mais do que lhes damos crédito. O potencial da tecnologia criou uma oportunidade para que les se tornem um poder coletivo. ISF vê que nossos jovens são capazes de produzir, mas nós também vemos onde eles precisam de ajuda, e por isso neste ano nós estamos ansiosos para desenvolver a orientação e as habilidades de que eles precisam com nosso Programa de Desenvolvimento para Jovens.
Há uma nova onda de empreendedorismo social aí fora e alguns deles são tão jovens, crianças de 7 anos de idade. Eles tem uma capacidade inocente de perceber as coisas sem medo, limitações e "caixinhas". Isto permite que eles se lancem em frente e criem idéias excepcionais que impactam positivamente o mundo. Neste processo, eles obtem a sabedoria que muitos adultos ainda não possuem. Nós realmente queremos lançar nossos programas de treinamento para o desenvolvimento da juventude.

MNN: Como você trabalha com a equipe da ISF?

IAN: Nós temos um super talentoso time de pessoas e cerca de 50 profundamente autênticos e imensamente talentosos voluntários que dividem suas habilidades com nossa paixão. Eu simplesmente não poderia alcançar nada sem o apoio e talento sem fim de todos eles. Somos um espírito coletivo e o papel que eu tenho não é mais importante que o papel que qualquer de nós tem. Somos uma equpe muito singular.Não somos formais. Quando estamos juntos com uma idéia, ela evolui organicamente através de cada um de nós abastecendo nosso interior. Estamos entorpecidos com isso de criar soluções e, mais especificamente, táticas. O resultado é de uma entidade coletiva que é carregada de paixão, igualdade e valores. É realmente especial e continuamente me fascina.

MNN: Em que campanha vocês estão atualmente trabalhando?

IAN: Acabamos de lançar o Let's Get Dirty, uma iniciativa de "limpeza" que objetiva inspirar grupos e organizações a limpar o Estado da Califórnia em um dia. Nós estamos fazendo parcerias com incríveis organizações que verdadeiramente compreendem o poder da real colaboração: Heal the Bay, Earth Echo and California Coastal Commission. Sem mencionar as mais de 2.000 escolas da Califórnia. O Clean Up, ele mesmo, acontecerá em 21 de abril. Estamos ansiosos para nos juntar e nos sujar!

MNN: MNN compareceu a seu evento de angariação em Atlanta, o Empoweresque. Como isto impactou a ISF considerando engajamento e consciência?
IAN: o Empoweresque foi uma grande festa! Nós encontramos grupos e voluntários da ISF - alguns pela primeira vez em pessoa, depois de ter trabalhado conjuntamente por meses! O evento não apenas permitiu que nós tivessemos uma celebração coletiva, mas também ajudou a criar laços e profundo entendimento com os quais nós forjamos mais paixões coletivas. Recebendo cerca de 1.000 pessoas em nosso primeiro evento, nós aprendemos bastante!

MNN: Como você e suas co-estrelas são "do verde" no set de "The Vampire Diaries"?
IAN: Ser "do verde" não começa com ter atitudes 'verdes' - começa mesmo com uma mudança de consciência (mentalidade). Essa mudança permite que você reconheça cada escolha que faz, se você está votando a favor ou contra o tipo de mundo que você deseja ver. Todo nosso elenco apoia uma variedade de incríveis organizações e cedem seu tempo e paixão para causas que os mobilizam. Quando você assume isto como um jeito de ser, suas escolhas ficam mais fáceis. Usar garrafas de água reutilizáveis, reciclar e fazer escolhas diárias de consumo consciente é só um pouquinho do que nosso incrível elenco faz para ser "do verde".

MNN: Como as pessoas podem se engajar com a ISF?
IAN: Visitem o site www.isfoundation.org e encontre a sua maneira de se conectar, inspirar e promover mudanças!

Fim da entrevista.


Fonte/Source: Mother Nature Network
Dica de/Tip From: @ISF_HungarIAN
Créditos de imagem/Image Credits: ISF

Um comentário:

  1. Pesquisei sobre a fundação aqui no Brasil, nas redes sociais e sites mas parece que aqui no BRASIL ELA FICOU NO ESQUECIMENTO. Tentei seguir a fundação aqui no Brasil tem uma no twitter e no facebook mas nada haver com o trabalho de uma fundação. Postam nada ou tem comentários tolos! Então estou seguindo a fundação no face e twitter pelo próprio
    Site da ISF que quer dizer de fora do Brasil.

    ResponderExcluir