quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ajude a ISF a dizer para a ONU o que fazer sobre o Desenvolvimento Sustentável

Segue abaixo postagem (com traduções) da ISF Brazil, nossa parceira de sempre! Reproduzimos aqui com os devidos créditos a eles que fazem um trabalho maravilhoso de divulgação das ações da ISF em nosso País! Se você também as quiser utilizar, peça autorização para a ISF Brazil pelo site.

---------------------------

"Leia abaixo até o fim um texto extremamente importante publicado no site oficial da IS Foundation. Trata-se de mais uma oportunidade de todos se envolverem nos próximos passos da ISF. Confira!

Alguma vez você já se perguntou como pode resolver todos os problemas ambientais do mundo apenas ao apertar um botão? Bem, no quê estamos pedindo a sua ajuda, não é tão fácil. Na verdade, estamos pedindo para que você faça o seu trabalho mais difícil. Pense desta forma: estamos pedindo a sua ajuda para a ISF criar aquele botão.

Por vinte anos as Nações Unidas chamaram a atenção de governos, empresas, Organizações Não Governamentais como a ISF, crianças, jovens e outros grupos para fazer isso acontecer através de conferências voltadas para o Desenvolvimento Sustentável. Caso você ainda não saiba, desenvolvimento sustentável é “o desenvolvimento que abarca as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras” – 1987: Relatório O Nosso Futuro Comum, Comissão de Bruntland. É a única solução para salvar o nosso planeta. Clique aqui para ler esse relatório.

Ao final da Conferência da ONU de 1992 no Rio de Janeiro, os líderes fizeram o rascunho de seu primeiro “botão mágico” para o desenvolvimento sustentável: a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Clique aqui (português) e aqui (inglês) para ver esse botão mágico. Desde então, outros “botões mágicos” foram criados, como o Protocolo de Kyoto. O Protocolo de Kyoto exige que países ricos cortem significativamente as emissões de carbono. Trata-se de um trabalho difícil, especialmente porque precisamos diminuir a concentração de CO2 na atmosfera, para 350 partes por milhão ou menos. Governos terão algumas questões difíceis pela frente para atender às exigências de Kyoto até 2012, principalmente porque o atual nível da concentração de CO2 é de 390 partes por milhão. Não é nenhuma surpresa que as nações ricas não irão conseguir diminuir as emissões de carbono até 2012, razão pela qual algumas delas estão pedindo pela renovação do protocolo para depois disso. A renovação do Protocolo de Kyoto é um dos resultados esperados para até o final da Conferência do Clima realizada em Durban, na África do Sul no final deste ano.

Para a ISF, existe um “botão mágico” em particular pelo qual nós nos apaixonamos. Seu nome é Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Clique aqui para ver essa declaração maravilhosa. Ela foi proposta pelo Presidente boliviano Evo Morales na Conferência Mundial dos Povos Sobre as Mudanças Climáticas e os Direitos da Mãe Terra em abril de 2010. Essa declaração dá à Mãe Natureza os mesmos direitos dos humanos. Ela destaca a nossa interconectividade e interdependência em relação ao nosso meio ambiente e às criaturas. Humanos, animais e o meio ambiente compartilhariam dos mesmos direitos, de acordo com essa declaração. Não conseguimos pensar em nada melhor para tornar possível o desenvolvimento sustentável.

Os Direitos da Mãe Terra já se tornou lei na Bolívia. Ao proteger a Mãe Natureza, a lei boliviana protege seus animais também. Quando, na Bolívia, se tornou ilegal manter animais em circos, 25 leões estavam em um estado de resgate desesperador. Já que não tinha nenhum lugar no país para esses leões irem, o Santuário de Animais Silvestres de Colorado os colocou sob a “Operation Lion Arc”, uma missão de resgate liderada pela Animal Defenders International, fundada por Bob Barker. Um dos casos milagrosos dessa operação é Campeon, um leão mal formado com um aspecto otimista, que é observado de perto por sua mãe e cinco irmãs. De acordo com o Santuário de Animais Silvestres, Campeon é o “Tiny Tim” dos leões bolivianos. Clique aqui para ver o trabalho incrível que eles fazem.

A Fundação Ian Somerhalder, está pensando neste mês como deveria ser o “botão mágico” para o desenvolvimento sustentável. Ajude-nos a criar esse botão ao responder a nossa pesquisa clicando aqui. Suas respostas irão moldar o que a ISF irá dizer à ONU em suas próximas atividades.

O papel de vocês se inicia aqui e iremos pedir muito mais à medida que formos chegando mais perto da RIO+20 em 2012. Fiquem ligados.

Para ler sobre mais motivos de precisarmos de um acordo climático universal, clique aqui para ler o artigo de Kelly Rigg no Huffington Post.

Clique aqui para ler mais no Huffington Post sobre o resgate dos leões da Bolívia.

Muito obrigado a todos pelo apoio de sempre!

Tradução das perguntas

1) O que é o desenvolvimento sustentável global para você?

2) O que grupos de caridade e ambiental podem fazer para ajudar os governos a perceberem que o desenvolvimento sustentável é o único caminho para o progresso?

3) Uma esperança para a Rio+20 é um tratado universal pelo desenvolvimento sustentável. Se um for criado, o que deverá dizer?

4) Se um tratado universal pelo o desenvolvimento for assinado, como poderemos garantir que os governos o sigam?

Lembrem-se que as respostas devem ser enviadas em inglês e através desta página".


Fonte/Source: IS Foundation e ISF Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário